sexta-feira, 13 de março de 2009

O Inexpressável inexpressivo...



Como aprisionar - te na melodia?
Cercar-te com notas,
Amarrar-te com versos?
Se tu transcendes a música,
A poesia,
O universo.
Como te expressar?
És imenso,
Mesmo assim
Sou míope a te enxergar.
Tu que zombas do fim,
Pois não conheces o tempo
E se tento
Tocar-te,
Foges, entre meus dedos,
Como sopro, como vento...
És assombro que vence o medo,
Não posso chamar-te apenas:
Sentimento...
És mais que palavra,
Não te sujeitas a raciocínios,
Teorias, pensamentos.
És flecha, no peito crava,
Até invadir o coração.
Não sei,
E se não acreditas,
Sei que existe,
Mas como expressá-lo?
Não é nada que se conquiste,
É independente
De valor extremo,
Não passa
E faz-me vassalo
E tremo
E calo.
Embriaga-me com meia taça.
Diante dele não falo,
Nem compro, nem vendo,
Como podes ser de graça?
Não sei sobre o que
Estou escrevendo,
Não conheço as estrelas,
Apenas me contento em vê-las,
Apenas contemplo.
És poema
E minha ousadia em ler,
A expressão suprema
De um bem querer,
Fruto de inspiração inigualável,
Romance que faz da vida
E da morte
Meros personagens,
O poeta que vê na poesia
Sua imagem.
Não posso resumir-te: empatia.
A paz e a minha agonia!
Por quê?
Como te expressar?
Só há uma forma
Onde o impossível
Possível torna,
É quando o intangível me abraça...
Mas como?
Chamam isso... apenas Graça.
Deparo-me com a poesia desmetrificada,
Escura de um fim de tarde,
Uma cruz mal desenhada,
Cenário sem formosura,
Espinho sem rosa,
Canção que o homem
Não pode compor,
A única forma de expressar
Essa inexpressiva imensidade
Reduzida na palavra: Amor.
Versos sem explicação.
És meu espanto,
A loucura da razão,
És o limite do infinito,
Inenarrável e santo,
Incondicional para além
Do bem... do mal.
Como podes tanto?
Quem és?
És tu amor!
As rimas do Deus poeta,
Quem podes conter,
Se amas até o fim,
Se amas até morrer!
Se te entregas a morte,
Todavia,
És da morte vencedor
Isso fazes pela impressiva poesia,
E assim expressas
Teu inexpressável amor...
.................Ágape..................


Castro Lins



Nenhum comentário:

Postar um comentário