quinta-feira, 19 de março de 2009

Para Sempre...




Depois de tanto tropeçar no fim, aprendi a viver de horizontes, pois neles não há finitude. O tempo exige de volta os bons momentos que tomamos emprestado e o espaço cumpre seu dever e se coloca entre nós e as pessoas que amamos.
Saudade é se revoltar contra o tempo e o espaço.
Saudade é uma criança teimosa que pede e chora pela eternidade, onde não há tempo para roubar os bons instantes, nem espaço para romper com uniões eternas.
Saudade é um querer do porvir onde nada é deixado para trás, pois não existe espaço. Onde nada é entregue ao esquecimento, pois não existe passado cúmplice do tempo para envelhecer nossa memória.
Saudade é o lamento pela existência do fim.
Bem aventurado aquele que tem saudade, pois o fim dessa desventura será o consolo da eternidade.
Saudade é desejar o fim do conto de fadas, onde há sempre um “para sempre”.
Cássia Eller canta um belo verso: “...lembra quando a gente chegou um dia a acreditar/ que tudo era pra sempre/ sem saber/ que o pra sempre sempre acaba...”. Essa música é uma chave que abre uma caixinha de lembranças que guardo com carinho. Mas bem sei que um dia nem a saudade, nem os versos da Cássia Eller farão sentido algum. Estou certo que o amor não acaba. Um dia o sempre será pra sempre. Quando as utopias do amor serão reais. Quando as estrelas estiverem mais próximas de nós. Saudade é estar de olho no horizonte, de pés descalços na areia molhada pelas ondas frias do mar esperando apenas... Alguém voltar. Saudades é o que eu sinto dos amigos que conheci num janeiro ensolarado em Salvador.
Muitas saudades... Fica de olho no horizonte.
Do “para sempre” seu amigo
Castro Lins
Aprendi a partir e deixar para trás pessoas que amo, mas nunca foi fácil. As vezes tentei esconder esse sentimmento furtivo, mas hoje resolvi expo-lo com meus singelos versos. Talvez as cartas do apóstolo Paulo também tenham sido uma forma de calar uma saudade latente que ele sentia por irmãos que ele tanto amou, todavia viajar era preciso, nem mesmo a astuta saudade é capaz de deter a proclamação do evangelho. talvez eu sempre carregue comigo um pouco de saudade, afinal se há saudades é porque ainda há, ou um dia houve, amor. Esse texto também é uma carta a amigos mais chagados que irmãos que dividiram comigo apenas um breve momento, mas bem sei que um dia dividiremos a eternidade. Um dia contarei aos meus filhos histórias sobre amigos, alegria e fé, contarei sobre um janeiro ensolarado que o tempo não poderá roubar de mim, fiquem sempre de olho no horizonte...
Comentário do amigo Castro Lins

Hoje, minha testemunha é Deus, da saudade que tenho de todos vós, na terna misericórdia de Cristo Jesus. E também faço essa oração: que o vosso amor aumente mais e mais em pleno conhecimento e toda percepção...
(Felipenses 1: 8-9)

8 comentários:

  1. Querido Castro,
    pequeno barco que é levado pelas ondas do belo amor do Deus dos Mares. Belíssimo seus sentimentos em texto!
    Traduz mesmo o sentido da palavra saudade e registra o sentimento que se vive pós uma experiência como a de Janeiro 09.
    Destaco a frase que mais me chamou a atenção:

    "Saudade é uma criança teimosa que pede e chora pela eternidade, onde não há tempo para roubar os bons instantes, nem espaço para romper com uniões eternas"

    Sou essa criança. Sonho com a eternidade, onde realmente esses dois monstros, tempo e espaço, não irão atrapalhar mais o amor que existe entre amigos.
    Portanto, maranata... que venha o instante do fim do tempo e seja eterna a eternidade com nosso Rei e seus súditos (nossos amigos).

    Abraços, irmão!!

    ResponderExcluir
  2. Amigo, que lindo seu poema!!

    Estarei sempre "de olho no horizonte, de pés descalços na areia molhada pelas ondas frias do mar esperando apenas... Alguém voltar."
    Esperando o dia de reencontrar a nossa família daquele janeiro ensolarado em Salvador!!

    Como sinto falta daqueles dias... Tem dias que fico desejando só mais um dia com vcs de novo...
    Enquanto esse dia não chega oro por vcs e, assim como Lucas disse, MARANATA que venha esse dia glorioso onde estaremos não só juntos novamente, mas junto com Aquele que nos ama e nos mostra que não estamos sós apesar da saudade!

    bjim
    Saudade, poeta!!

    Dany Adlay

    ResponderExcluir
  3. Acho que foi a Simone Weil que disse que a finalidade da poesia era expressar o inexpressivo. Caro Castro, pelo que tenho visto e lido você tem feito isso com destreza. Parabéns!
    Abracos
    Thiago

    ResponderExcluir
  4. Querido Castro....

    O que vejo de lindo em Deus, é Ele possibilitar me ver a beleza Dele em pessoas como você.

    Saudades,
    Abraços!!

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Obg pelo carinho; obg pelas palavras; obg por compartilhar mais um pouquinho de vc!

    ResponderExcluir
  7. Amigo querido...saudade das suas palavras belas, ei-las novamente à minha disposição via web...parabéns, seus textos estão cada vez mais belos, e transparecem muito sentimento e sinceridade. Sou sua fã...c sabe...rs, bjim*
    Silvia

    ResponderExcluir
  8. palavras sabias sentidas lindo beijos boa noite

    ResponderExcluir